Telegram Group Search
​​Bom Dia!!

'O DOM DE OUVIR'

"Muito mais precioso que o dom da palavra, é o de saber ser ouvinte.
Ouvir o outro é estar aberto e livre de palavras já preconcebidas sobre cada assunto que nos surge.
...
Ser ouvinte é ser filtro, é ser empático, é acolher aquele momento de aflição de alguém, deixando de lado todos os comparativos que o nosso cérebro faz com as nossas próprias experiências.
Ser ouvinte é muito mais acolhedor do que expressar alguma opinião, pois qdo expressamos nossa opinião sobre algo que alguém nos procura pra falar, na verdade não estamos ouvindo, somente escutando, e já processando o que iremos dizer, que opinião iremos expressar, e sobra pouco tempo para
ouvir..
...
É...o dom de ouvir pode causar milagres na vida de quem só precisa dizer por alguns minutos.
O dom de ouvir não é pra todos...
Ser ouvinte é pra poucos , pois para praticar e desenvolver este dom é necessário nos livrarmos cada vez mais do nosso lado egoico de ter que ser reativo e prevalecer nossa opinião a todo momento, é colocar o cérebro a calar, e mostrar a ele que nem toda ação precisa de uma reação.
...
Na maioria das vezes, só ouvir pode ser a cura de alguém.
Um silêncio bem ouvido vale mais que qualquer palavra!"
Elaine Cristina de Almeida
#Lindofinaldesemana
Passei uma hora no banco com meu pai, pois ele teve que transferir um dinheiro. Eu não pude resistir e perguntei:
— Pai, por que não ativamos seu banco pela Internet?
— Por que eu faria isso?, ele perguntou.
- Bem, assim você não terá que passar uma hora aqui para fazer uma simples transferência. Você pode até fazer suas compras online. Tudo será tão mais fácil, pai!
Eu estava bem animado em iniciá-lo no mundo do Internet banking.
Ele perguntou:
— Se eu fizer isso, não terei mais que sair de casa?
— Isso mesmo! Não vai mais precisar sair. Sua vida vai ficar muito mais prática, pai.
Eu disse a ele que até os alimentos podem ser entregues na porta de casa.
A resposta do meu pai me deixou sem palavras.
Ele disse:
- Meu filho, desde que entrei neste banco hoje, encontrei quatro dos meus amigos que não via mais há tempo. Conversei também o pessoal do banco, que me conhece muito bem. Você sabe, meu filho, e que preciso de companhia. Gosto de me arrumar e vir ao banco. Preciso conviver com as pessoas. Dois anos atrás, quando adoeci, o dono da banca de quem compro frutas veio me ver porque sentiu minha falta. Sentou-se ao lado da minha cama e chorou. Quando sua mãe caiu alguns dias atrás, durante sua caminhada matinal, o dono da mercearia a viu e imediatamente pegou seu carro para levá-la para casa, pois ele sabe onde mora. Agora me diga: eu teria isso se tudo ficasse online? Por que eu iria querer que tudo fosse entregue a mim e me forçar a interagir apenas com meu computador? Gosto de conhecer a pessoa com quem estou lidando. Eu preciso ver gente, meu filho. Viver é isso! É relacionamento. Tecnologia não pode ser o centro das nossas vidas. Passe mais tempo com as pessoas, não só com a internet.

#AutoriaDesconhecida

════════════════╝
.📚 @poetasanomimos📚
🇧🇷
┇ ▬▬▬▬▬ 📚 ▬▬▬▬▬
📚
╚═══════════════╝
​​Se me amas, não chores mais!

A morte não é nada.
Apenas passei ao outro mundo.
Eu sou eu. Tu és tu.
O que fomos um para o outro ainda o somos.
Dá-me o nome que sempre me deste.
Fala-me como sempre me falaste.
Não mudes o tom a um triste ou solene.
Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos.
Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.
Que o meu nome se pronuncie em casa,
como sempre se pronunciou.
Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.
A vida continua significando o que significou:
continua sendo o que era.
O cordão de união não se quebrou.
Porque estaria eu fora dos teus pensamentos,
apenas porque estou fora de tua vista?
Não estou longe,
Somente estou do outro lado do caminho.
Já verás, tudo está bem.
Redescobrirás o meu coração,
e nele redescobrirás a ternura mais pura.
Seca as tuas lágrimas e, se me amas,
não chores mais.

Santo Agostinho
Apesar de tudo queridas mulheres, não tenham medo das suas lágrimas, tenham medo, sim de não chorá-las. Não tenham receio das suas falhas, e sim de não reconhecê-las. Saibam que ninguém é digno da mais sublime inteligência se não usar suas falhas e lágrimas para irrigá-la. Mulheres inteligentes não sepultam seus sonhos no excesso de carga de trabalho, nem nos solos da sua ansiedade. Sabem que, se não forem generosas consigo mesmas, aumentarão as chances de ser infelizes e adoecer.
Augusto Cury

════════════════╝
.📚 @poetasanomimos📚
🇧🇷
┇ ▬▬▬▬▬ 📚 ▬▬▬▬▬
📚
╚═══════════════╝
O teu amanhã!
Procura-me amanhã
Mas só amanhã
Vamos dar uma volta
Abafar a nossa revolta
Mas só amanhã
De manhã
À tarde
A qualquer hora
Anda daí
Vem embora
Mas só amanhã
Perguntas-me porquê
Só amanhã?
E eu digo-te já se vê
Que o porquê
Tem a ver com o dia
Amanhã, que alegria
É o dia
Da poesia!
Por isso tu vem
Amanhã
Vem ter comigo
De manhã
À tarde
Ou à noite
Toma sentido
Sou teu amor
E vou afoite
Na escuridão
Nascerá a luz
Porque o teu coração
No meu reluz
Vem, vem ter comigo
Amanhã!

════════════════╝
.📚 @poetasanomimos📚
🇧🇷
┇ ▬▬▬▬▬ 📚 ▬▬▬▬▬
📚
╚═══════════════╝
MINHA ALMA ESTÁ EM BRISA

Contei meus anos e descobri que tenho menos tempo para viver a partir daqui, do que o que eu vivi até agora.
Eu me sinto como aquela criança que ganhou um pacote de doces; O primeiro comeu com prazer, mas quando percebeu que havia poucos começou a saboreá-los profundamente.
Já não tenho tempo para reuniões intermináveis em que são discutidos estatutos, regras, procedimentos e regulamentos internos, sabendo que nada será alcançado.
Não tenho mais tempo para apoiar pessoas absurdas que, apesar da idade cronológica, não cresceram.
Meu tempo é muito curto para discutir títulos. Eu quero a essência, minha alma está com pressa ... Sem muitos doces no pacote ...

Quero viver ao lado de pessoas humanas, muito humanas. Que sabem rir dos seus erros. Que não ficam inchadas, com seus triunfos. Que não se consideram eleitos antes do tempo. Que não ficam longe de suas responsabilidades. Que defendem a dignidade humana. E querem andar do lado da verdade e da honestidade.
O essencial é o que faz a vida valer a pena.
Quero cercar-me de pessoas que sabem tocar os corações das pessoas ...
Pessoas a quem os golpes da vida, ensinaram a crescer com toques suaves na alma.
Sim ... Estou com pressa ... Estou com pressa para viver com a intensidade que só a maturidade pode dar.
Eu pretendo não desperdiçar nenhum dos doces que eu tenha ou ganhe...Tenho certeza de que eles serão mais requintados do que os que comi até agora.
Meu objetivo é chegar ao fim satisfeito e em paz com meus entes queridos e com a minha consciência.
Nós temos duas vidas e a segunda começa quando você percebe que você só tem uma...

Poema de Mário de Andrade
​​Fizeste de mim tudo o que hoje sou.
Mas, lembra-te de que serei sempre mesma. Não tenhas medo, não é por não seguir cegamente as tuas pegadas, que irei por um caminho errado. Há trilhos feitos pela minha alma que irei seguir, talvez me tenha é tornado em alguém que já não conheces.
Não tenhas medo de não me reconheceres, só porque ao passar por ti na rua, passo de cabeça erguida e não olhando para os meus pés, para que ninguém me veja os olhos. Deixei de ter medo que não me ames, só por não te dizer sempre que sim a tudo o que me pedes. Dizer-te não, não significa que deixei de te amar, mas apenas que aprendi que, antes de tudo, tenho que me amar a mim mesma.
Não te prometi que ia ali e não já voltava. Não te jurei que deixaria de te amar. Só descobri que tenho que ser eu a comandar a minha vida. Tu és quem és, e, amas-me da maneira que me amas. Eu sou quem sempre fui, e tenho que te amar à minha maneira.
Chega de me impores regras, de me ditares ordens. Amar é mostrar livremente esse sentimento que nos preenche o coração, jamais será o reflexo de uma imposição.
Não mudei, acredita que sou a mesma. Só que agora caminho na rua, a teu lado ou sozinha, sem ter receio de que me critiquem. Ser ter que ser olhada e julgada só porque sou tua namorada. Eu tenho personalidade própria e não sou a sombra de ninguém. Sei dizer o quero e também sei saltar por cima de qualquer obstáculo sem precisar da tua ajuda.
Acorda, não sou a tua boneca articulada. A boneca que exibes na passadeira do mundo em que vives.
Sou assim, porque foi assim que me fizeste. Querias uma mulher sem opinião e agora aprendi a dizer não. Não vou mais rastejar a teu lado. Vou construir a minha própria imagem.
Se me amas és bem vindo ao meu novo (velho) mundo, onde sou eu quem decide. Se tens medo de quem me tornei (afinal sempre fui assim) então só tens que parar e pensar se vale a pena continuares a meu lado. Não tenhas dúvidas, porque não vou recuar na minha decisão, ou me queres, ou partes definitivamente.
Amigo não empata amigo, só que namorado também não manipula namorada.
Sou assim, voltei ao que era quando me conheceste. Não entendo o teu espanto, se foi por esta mulher que um dia te disseste apaixonado. Se foi nesta mulher que reparaste, por que razão agora vens dizer que já não me reconheces.
A decisão é tua. A batalha está nas tuas mãos. Vou continuar o meu caminho calmamente, só me seguirá quem me entender. Fizeste-me assim, agora prova que gostas de mim.

Angela caboz
Eu sei que é escuridão, esses dias em minha alma eu sei que meu amor rasgou seu peito eu sei que nossos corações dançaram tango, quando o sorriso de sua boca eclipsou o sol ardente, e aqui estou eu reencarnado neste corpo, com um suscetível a morte no lugar e a distância que minha alma não contava, sei que poderia te ver repetidas vezes sob os braços do que eu queria ser, sei que a culpa será meu maior tormento e que será difícil para o meu coração encontrar aquele que será meu verdadeiro amado, porque com esse sorriso que te vejo nos braços de outro, é assim que eu queria que minha vida fosse com você. Eu sei que às vezes dói saber que isso era eu e não você, mas desde que te conheci sabia que seu coração tinha dono e me atrasei para sua presença., e ali deixei o frio ganancioso me intoxicar e resolvi renunciar ao seu amor, pois queria ser um perdedor para que você fosse amado como eu gostaria, às vezes no meu quarto embriagado de solidão fazendo o ferrolho do meu peito sentir dor ao te deixar ir, como esquecer o seu brilho à noite se o mantenho como meu maior tesouro e mesmo que à noite você não apareça mais para essa solidão sombria eu sei que você está bem, e sei que a vida fará a melhor recompensa para você, sem egoísmo nem desconfiança, só eu com minha alma errante vendo seu brilho em minha mente , e saber que a sua felicidade sempre será meu maior prêmio, onde ambos sabemos que houve mais que fogo houve amor genuíno
​​Solidão não é estar só, como todos dizem.
Conheço gente que vive rodeada de multidões e no entanto não tem ninguém. Junta-se a essa multidão que corre pelas ruas; acompanha os apressados que viajam nos transportes públicos e mesmo assim quando olha à sua volta só vê desconhecidos e falta-lhe alguém com quem possa falar.
Entram no café e não cumprimentam a empregada pela nome. Na rua movimentada atiram uma moeda ao mendigo, para que não os censurem com um olhar. Passam hora infinitas entre as quatro paredes do escritório e mesmo assim descobrem que não conhecem os hábitos daqueles com quem trabalham.
Há noite vão ao bar que está mais na moda e encontram sempre as mesma pessoas, o mundo diz que pertencem à alta sociedade e no entanto não sabem quem são aquelas pessoas, porque não passam de desconhecidos que vão encontrando aqui e ali, sem que possam afirmar que fazem parte da sua vida.
E quando depois de mais um dia agitado voltam para as suas casas, tudo lhes cheira e sabe a aconchego. Olham para eles e sabem que solidão foram as horas que passaram no meio da multidão que afinal não sabe quem eles são, ou de que precisam. Isso sim é solidão, porque quando voltam para casa estão no seu mundo. Estão com eles mesmos e assim não se sentem sozinhos.
A melhor forma de se sentirem acompanhados é olharem-se ao espelho e saberem quem é o outro que está ali a olha para eles. É conhecerem os seus hábitos e saberem que não se vão desiludir com as suas escolhas. Aquele que está do outro lado do espelho nunca os abandonará.
Ansiedade para eles não é o fim da noite e o facto de terem de voltar para casa. O que os incomoda é a solidão em que sobrevivem durante o dia sem poderem reclamar. Solidão é terem toda a gente a gritar à sua volta e não entenderem o que aquelas pessoas falam. É olharem para um colega de trabalho e não se lembrarem sequer do seu nome. É na rua caminharem ao lado dessa gente estúpida e não desistirem de engrossar essa multidão.
Solidão é terem medo de mostrarem ao mundo a sua diferença. É terem todos os dias de abrir a porta para conviverem com essa realidade e não gritarem bem alto que a partir desse dia vão ajudar a mudar o mundo para que deixemos todos de viver como uns verdadeiros desconhecidos.
Angela caboz
​​O LIVRO DA VIDA

A vida é um livro
Que se escreve a cada dia
A cada momento
A cada novo sentir
E que se escreve a caneta
Para que não tenhamos a tentação de pegar na borracha
Tudo o que vivemos
Bom, mau
Enriquece a aventura
E faz de nós o que somos
Nem piores, nem melhores
Apenas diferentes
E nunca permitas que outrem seja a personagem principal da tua história
O palco é teu
Sonha, vai, voa, cai, levanta-te, mas faz valer a pena
Lembra-te sempre que o melhor livro não é aquele que lemos
Não é aquele que escrevemos
Mas aquele que Vivemos!

Cristina Mira
TARDE DEMAIS

Entrou, cambaleando, pela casa
A que erradamente chama lar,
Buscando o que não dá… com desprimor.
O bafo a álcool da boca extravasa.
Pobre mulher que “tem” de suportar
A quem, outrora, dera seu amor!

Exige o beijo que ela tanto evita
Vociferando ordens… palavrões,
À vista das crianças inocentes.
Não escolheram nascer. Quis a desdita
Viessem ter ao mundo, aos trambolhões.
De tanto aguentar… viram indolentes!

A mãe sofre por eles, pois não quer
Abandonar a vida que hoje leva
P’ra não “roubar” o pai aos seus meninos.
A tudo se sujeita essa mulher,
E troca o bom viver por esta treva
Rejeitando ajuda a paladinos…

É só mais um dia. Há-de passar.
Amanhã está mais calmo. O costume.
Quando cair em si… pede perdão.
Feridas?… aprendeu a disfarçar.
De nada vale a vida de queixume
Se ninguém lhe vai estender a mão!

Mas hoje, a violência é bem pior.
São socos, pontapés, são safanões.
De nada lhe serve gritar à porta.
Clemência, pede o filho ao agressor.
Ignora… sai de casa, aos repelões…
No chão… tarde demais. Ela jaz morta!


Hélio Quarta
"E ESTOU CANSADA. ..

Cansada de tentar consertar as coisas que não quebro.
Cansei de procurar soluções para problemas que eu não causei.
Cansei de procurar pessoas quando eu não as expulsei.
Cansei de sempre tentar dar o melhor de mim e que ninguém valorizou isso.
Eu me cansei e quando alguém se cansa não dá pra voltar atrás.
Chamem de egoísmo, no entanto eu vou chamá-lo de amor próprio.
Porque no processo de consertar as coisas de todos, e com todos.
A única que se magoou foi eu!"

(Desconheço a autoria)
​​"O tempo, de vento em vento, desmanchou o penteado arrumadinho de várias certezas que eu tinha, e algumas vezes descabelou completamente a minha alma. Mesmo que isso tenha me assustado muito aqui e ali, no somatório de tudo, foi graça, alívio e abertura.

A gente não precisa de certezas estáticas. A gente precisa é aprender a manha de saber se reinventar. De se tornar manhã novíssima depois de cada longa noite escura. De duvidar até acreditar com o coração isento das crenças alheias.

A gente precisa é saber criar espaço, não importa o tamanho dos apertos. A gente precisa é de um olhar fresco, que não envelhece, apesar de tudo o que já viu. É de um amor que não enruga, apesar das memórias todas na pele da alma. A gente precisa é deixar de ser sobrevivente para, finalmente, viver. A gente precisa mesmo é aprender a ser feliz."

Ana Jácomo
​​Certo dia, vi um texto em uma rede social e chamou muito a minha atenção, pois é justamente o dilema que muitas famílias de nossas paróquias, comunidades estão vivendo: ausência dos filhos para os pais e dos pais para os filhos, tudo por conta das mídias sociais, que têm seus benefícios sim, mas também têm feito surgir vários malefícios. Quero agora transcrever para você:
“Antes perdíamos filhos nos rios, nos matos, nos mares, hoje temos perdido eles dentro do quarto!
Quando brincavam nos quintais ouvíamos suas vozes, escutávamos suas fantasias e ao ouvi-los, mesmo a distância, sabíamos o que se passava em suas mentes.
Quando entravam em casa não existia uma TV em cada quarto, nem dispositivos eletrônicos em suas mãos.
Hoje não escutamos suas vozes, não ouvimos seus pensamentos e fantasias, as crianças estão ali, dentro de seus quartos, e por isso pensamos estarem em segurança.
Quanta imaturidade a nossa.
Agora ficam com seus fones de ouvido, trancados em seus mundos, construindo seus saberes sem que saibamos o que é… ‘amizades’ que não conhecemos… Perdem literalmente a vida, ainda vivos em corpos, mas mortos em seus relacionamentos com seus pais, fechados num mundo global de tanta informação e estímulos, de modismos passageiros, que em nada contribuem para formação de crianças seguras e fortes para tomarem decisões moralmente corretas e de acordo com seus valores familiares.
Dentro de seus quartos perdemos os filhos, pois não sabem nem mais quem são ou o que pensam suas famílias, já estão mortos de sua identidade familiar…
Se tornam uma mistura de tudo aquilo pelo qual eles têm sido influenciados e pais nem sempre já sabem o que seus filhos são.
Você, hoje, pode ler esse texto e amar. Pode enxergar nele verdades e refletir. Tudo isso será excelente.
Mas como psicólogo tenho visto tantas famílias doentes com filhos mortos dentro do quarto, então faço você um convite e, por favor aceite!
Convido você a tirar seu filho do quarto, do tablet, do celular, do computador, do fone de ouvido, convido você a comprar jogos de mesa, tabuleiros e ter filhos na sala, ao seu lado por no mínimo 2 dias estabelecidos na sua semana a noite (além do sábado e domingo).
E jogue, divirta-se com eles, escute as vozes, as falas, os pensamentos e tenha a grande oportunidades de tê-los vivos, ‘dando trabalho’ e que eles aprendam a viver em família, se sintam pertencentes no lar para que não precisem se aventurar nessas brincadeiras malucas para se sentirem alguém ou terem um pouco de adrenalina que antes tinham com as brincadeiras no quintal!”. Autor desconhecido.
Acrescento ainda: não imponha a religião às crianças e aos jovens. Faça que tudo seja o mais natural possível. O testemunho arrasta. E como seria bonito ver nossas famílias com tempo para uma meditação e reflexão da Palavra, a oração em família, recitação do terço, participação na Missa. Conheço muita gente de nossas comunidades que tem esse abençoado hábito, mas grande parte das famílias que conhecemos não tem por hábito essas vivências da nossa fé.
Tirem nossas crianças e jovens do quarto, coloquem eles no coração da família, no coração do pai e mãe, no Coração de Jesus
​​"E sobre a saudade ...
Nos dias de hoje, é raro ouvirmos
alguém falar de saudade intensa, é raro
alguém pronunciar o nome daquele alguém
que partiu, é difícil se ver pessoas se reunirem
para relembrarem momentos .
Talvez seja por receio da dor que causa, ou das
lembranças que voltam, depois de um tempo
passado .
Mas sentir saudade é algo tão sublime, que
a defino como um grito silencioso do coração,
dizendo que nada, nem ninguém é capaz de apagar, o
que um dia existiu com tanta força em nós .
Eu sinto saudades até de mim mesma de vez
em quando, e vez em quando, muita ..."

Cecília Sfalsin.
​​❤️💕❣️
"ABRAÇO DEVERIA SER RECEITADO POR MÉDICO!"

Há um poder de cura no abraço que ainda desconhecemos. Abraço cura ódio. Abraço cura ressentimento. Cura cansaço. Cura tristeza.
Quando abraçamos soltamos amarras.
Perdemos por instantes as coisas que nos têm feito perder a calma, a paz, a alma.
Quando abraçamos baixamos defesas e permitimos que o outro se aproxime do nosso coração. Os braços se abrem e os corações se aconchegam de uma forma única.
E nada como o abraço…
Abraço de "Eu Amo Você". Abraço de "Que Bom Que Você Está Aqui". Abraço de "Ajude-me". Abraço de "Até Breve". Abraço de "Que Saudade!"
Abraços…
Quando abraçamos somos mais do que dois; somos família, somos planos, somos sonhos possíveis.
E abraço deveria, sim, ser receitado por médico pois rejuvenesce a alma e o corpo."
Autor desconhecido.
2024/06/18 05:36:06
Back to Top
HTML Embed Code: